Encontro cultural do G20 reúne lideranças mundiais na capital baiana

0

Eventos acontecem no Centro de Convenções de Salvador | Foto: Mateus Pereira/GOVBA

 

Líderes das principais economias do mundo desembarcaram na Bahia para uma série de discussões que colocam a cultura no centro do palco. Entre os dias 4 e 8 de novembro, Salvador sedia a 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Cultura e a Reunião de Ministros de Cultura do G20, no Centro de Convenções.

O evento ocorre simultaneamente ao Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, nesta segunda-feira (4), às 9h, reunindo nomes como as ministras Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e o governador Jerônimo Rodrigues.

Mais de 120 autoridades estão credenciadas para o evento, que inclui ministros da Cultura da Espanha, Alemanha, Índia, além de representantes de organizações como a UNESCO e a UNCTAD. Vice-ministros de Rússia, Japão, Coreia do Sul, China e Portugal também marcam presença, em uma mostra da amplitude das discussões.

Os temas em debate vão desde diversidade cultural e inclusão social, passando por direitos autorais e os desafios do ambiente digital, até economia criativa e o desenvolvimento sustentável. A preservação e promoção do patrimônio cultural também estão na pauta.

Para o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, o encontro vai além de projetar a cultura local — é uma tentativa de firmar a cultura como peça-chave no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das democracias.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância de tratar desses temas em um evento de grande magnitude, especialmente na Bahia, um estado que carrega em suas raízes uma rica diversidade cultural e histórica. De acordo com ele, manter vivas as identidades e as heranças culturais é mais do que uma pauta; é uma necessidade para enfrentar os desafios globais.

Leave A Reply

Your email address will not be published.