O cenário dos concursos públicos no Brasil melhorou bastante em 2023. Seguindo o mesmo ritmo, 2024 promete ser ainda melhor, com diversos certames previstos ao longo do ano. Apenas entre os concursos autorizados ainda em 2023, mas que ocorrerão este ano, a previsão é de 14.529 vagas. Somados às vagas anunciadas pelo Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024, que prevê 50.570 cargos, entre provimento e criação, serão 65.099 oportunidades de garantir o sonho de se tornar um servidor público neste ano, seja no governo local ou federal.
O mais aguardado deles é o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), que ficou conhecido como “Enem dos concursos”. A prova inaugura um novo modelo de seleção, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O engenheiro civil Marcos Costa não esconde a empolgação. Ele está estudando para o concurso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e pretende aproveitar o conteúdo para o Concurso Nacional Unificado.
“Estou estudando com três amigos do trabalho todos os dias na hora do almoço, mais ou menos 1 hora e 30 minutos por dia. Nos sábados e domingos, estudo umas 6 horas. Estamos assistindo a vídeo aulas de um curso específico para concursos de engenharia. Além disso, resolvo questões, junto com esses amigos e pelo aplicativo do Q Concursos no celular, porque aí consigo fazer questões em qualquer lugar, mesmo que tenha só um tempinho livre”, conta.
Enem dos concursos
O edital do Concurso Nacional Unificado saiu nesta quarta-feira (10/1), no Diário Oficial da União, após meses de espera. O certame oferta 6.640 oportunidades de níveis médio e superior, divididas entre os 21 órgãos públicos que aderiram ao novo modelo. As inscrições serão abertas em 19 de janeiro e encerradas em 9 de fevereiro. As taxas custam R$ 60, para cargos de nível médio, e R$ 90, para nível superior. Estudantes bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não precisarão pagar a taxa de inscrição do concurso.
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e curso de formação (para as carreiras que exigirem a etapa). Os exames estão previstos para serem aplicados em 5 de maio, em 220 municípios.
Seleções locais
Localmente, a proposta também é de reposição dos quadros. Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), os concursos previstos são para a Polícia Civil, nos cargos de delegado, agente administrativo e agente de custódia; Corpo de Bombeiros; Departamento Estadual de Trânsito; Departamento de Estradas de Rodagem; Novacap; e Hemocentro. As carreiras de especialista em saúde e planejamento urbano e infraestrutura também estão na lista.
Vagas de concursos em 2024
Para além das oportunidades oferecidas pelo CPNU, os concursos com editais publicados somam 7.609 vagas. Confira a lista de certames com inscrições abertas, hoje, no Distrito Federal e em âmbito nacional:
Distrito Federal Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF)
- 102 vagas para assistente administrativo; extensionista rural (economia doméstica, engenharia agronômica e medicina veterinária); e técnico especializado (administração, ciências econômicas, contabilidade, direito e tecnologia da informação).
Universidade de Brasília (UnB)
- Cinco editais com vagas para professor substituto na área de nutrição, jornalismo, música, pedagogia e artes cênicas, uma em cada departamento. Os períodos de inscrição variam de acordo com cada edital.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
- Dois editais com vagas nas áreas de mecânica, produção moveleira e design, uma em cada departamento.
Nacional
Comando da Aeronáutica
- Inscrições até 2 de fevereiro, com 100 vagas para os cargos de Eletrônica (31); Administração (20); Enfermagem (10); Eletricidade (10); Informática (15); Laboratório (4); Música Clarinetas – Soprano, Baixo (2); Trompete Bb (1); Trombones – Tenor, Baixo (1); Tuba – Sousafone (1); Obras (5).
Casa da Moeda do Brasil
- Inscrições até 31 de janeiro, com 54 vagas para os cargos de técnico de segurança— segurança corporativa e patrimonial masculino (20); técnico de segurança— segurança corporativa e patrimonial feminino (20); técnico de segurança— prevenção e combate a incêndio (12); e analista de produção— designer de valores/gravador (2).
Petrobrás
- Inscrições até 30 de janeiro, com 6.412 vagas para os cargos de enfermagem do trabalho; inspeção de equipamentos e instalações; logística de transportes — controle; manutenção — calderaria; manutenção — elétrica; manutenção — instrumentação; manutenção — mecânica; operação; operação de lastro; projetos, construção e montagem — edificações; projetos, construção e montagem — elétrica; projetos, construção e montagem — instrumentação; projetos, construção e montagem— mecânica; química de petróleo; segurança do trabalho; e suprimento de bens e serviços— administração.
Instituto Nacional de Tecnologia (INT)
- Inscrições até 8 de fevereiro, 24 vagas para as carreiras de pesquisador e tecnologista.
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
- Inscrições até 22 de março, com 50 vagas para os cargos de: especialista em regulação de serviços de transportes terrestres (10); especialista em regulação de serviços de transportes terrestres — especialidade: direito (10); especialista em regulação de serviços de transportes terrestres — especialidade: economia (10) e especialista em regulação de serviços de transportes terrestres — especialidade: engenharia civil, engenharia de produção, engenharia de transportes e logística, engenharia mecânica, engenharia ambiental, engenharia florestal e engenharia de infraestrutura.
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)
- Inscrições até 5 de fevereiro, com 400 vagas para os cargos de pesquisadortecnologista em metrologia e qualidade e analista executivo em metrologia e qualidade.
ATENÇÃO, CONCURSEIRO!
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz):
- 300 vagas para analista de gestão em saúde, pesquisador em saúde pública e tecnologista em saúde pública;
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT):
- 50 vagas para especialista em regulação de serviços de transportes terrestres;
Comissão de Valores Mobiliários (CVM):
- 60 vagas para analista e inspetor;
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):
- 50 vagas para especialista em regulação e vigilância sanitária;