Imagem ilustrativa | Foto: Divulgação/Polícia Federal
o/Polícia FederalA Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou na manhã desta terça-feira (9) as fases III e IV da Operação Patronos. Segundo a PF, a ação investiga a participação de advogados em um esquema de negociação de decisões judiciais no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
A PF informou que a investigação é uma continuidade da Operação Faroeste, que revelou a existência de várias organizações criminosas atuando no Tribunal, compostas por magistrados, servidores, advogados e empresários.
Nesta etapa, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Mata de São João e Serrinha. Além disso, outras medidas cautelares estão sendo implementadas, com a participação de 28 policiais federais.
Em setembro de 2023 e na semana passada, foram realizadas as fases I e II da operação, que também resultaram no cumprimento de mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados, além da aplicação de medidas cautelares de constrição patrimonial — indisponibilidade de bens.