Uma cena digna de filme político aconteceu na última segunda-feira (14), em Campo dos Goytacazes (RJ): um homem foi detido pela polícia após chamar o presidente Lula de “ladrão” enquanto o comboio presidencial passava pela BR-101! A informação explosiva foi revelada apenas na noite de terça (15) pela Folha de S. Paulo e vem gerando um verdadeiro rebuliço nas redes sociais.
Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, o homem teria emparelhado seu carro com o comboio oficial e começado a proferir ofensas contra o chefe do Executivo. A ação foi considerada suspeita e o motorista — junto com mais três ocupantes — foi levado à delegacia.
Apesar da tensão, a ocorrência foi registrada como injúria, sem ameaça direta à integridade física do presidente. Todos foram liberados após depoimento.
Lula estava na cidade para a inauguração de um novo campus da UFF, e no dia seguinte seguiu para as obras da Presidente Dutra. O episódio, no entanto, lançou uma sombra sobre a visita presidencial — e acendeu o alerta sobre os limites entre crítica e repressão.