Foto: Mateus Pereira/GOVBA
A Fundação Hemoba está em alerta. Os estoques de sangue chegaram a um nível crítico e podem atender à demanda hospitalar por apenas três dias, quando o ideal seria ter reservas para pelo menos cinco dias. De acordo com o órgão, a situação é reflexo do aumento de solicitações dos hospitais e da queda no número de doadores neste início de ano.
Transfusões de sangue e plaquetas são essenciais em cirurgias, tratamentos contra o câncer e casos de emergência, como lesões graves.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis); pesar mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde. O voluntário não pode estar em jejum, deve evitar alimentos gordurosos quatro horas antes, não ingerir álcool 12 horas antes e não fumar por pelo menos duas horas antes da doação.
“Os doadores de sangue são fundamentais para a manutenção dos estoques da Hemoba em níveis seguros e, por consequência, para salvar a vida dos pacientes que estão à espera de hemocomponentes para o seu tratamento. Contamos com a solidariedade da população baiana para reverter essa situação”, disse Luiz Catto, diretor-geral da Hemoba.
Há pontos de doação em Salvador e no interior do estado. Para obter informações basta acessar o site oficial http://hemoba.ba.gov.br/.