Dicas para curtir o Carnaval com saúde

Os maiores tempos de festa e diversão chegaram. O período de Carnaval já se aproxima e é necessário estar com a saúde em dia para curtir a folia, mas também atravessar o período e ficar bem quando a festa passar.
Para se manter saudável e afastar o risco de doenças que podem comprometer o Carnaval e o pós-Carnaval, o folião precisa lembrar de cuidados básicos com a saúde.
Alimentação leve e rica nas proteínas certas, uso do protetor solar, consumo de água frequente e o uso de preservativos são algumas das dicas indispensáveis para aproveitar bem a festa mais esperada do ano.
Pensando nisso, a CNN conversou com diversos especialistas que explicam melhor como deixar a saúde em dia antes, durante e depois da farra.
Se prepare antes do Carnaval
Há medidas que podem ser tomadas antes da folia começar. Indianara Brandão, clínica geral com foco em longevidade e prevenção de doenças, indica descansar o máximo que der antes da temporada de festas e focar em dormir bastante.
“O sono se acumula, então fará muita diferença descansar bastante até o dia do Carnaval e na volta dele também. O foco é tentar descansar o máximo que conseguir, principalmente quem vai aproveitar as noitadas”, diz a especialista.
O nutricionista esportivo Phillipe Rios afirma que focar na alimentação pode fazer toda a diferença.
“Podemos começar um cuidado antecipado mantendo uma alimentação equilibrada. Dividindo as refeições ao longo do dia, sem pular, comendo em torno de três porções de frutas diariamente, evitando alimentos gordurosos e mantendo um bom estado de hidratação”, afirma Rios.
Para as frutas, Phillipe indica principalmente melancia, melão, morango, mexerica e laranja. Para saber a quantidade de hidratação ideal, basta multiplicar o peso por 0,05 para saber em ml quanto de água é necessário para cada pessoa.
Guilherme Berenhauser, gastroenterologista, explica que para manter uma boa disposição e saúde durante os dias de Carnaval, é necessário que se priorize refeições leves, carboidratos, proteínas e vegetais, todos responsáveis por dar uma boa energia.
“Escolha também alimentos de fácil digestão como frutas e sanduíches leves para manter a energia sem sobrecarregar o sistema digestivo. Além disso, escolha muito bem o fornecedor dos alimentos para evitar que uma gastroenterite estrague a sua festa”, aconselha Berenhauser.
E se você quiser ser mais específico e saber das refeições ideais durante os dias de festa, Phillipe Rios aponta:
Café da manhã com carboidrato e proteína (pão com ovo é a melhor opção), uma porção de fruta rica em água (como melancia, melão e morango).
Almoço com comidas mais leves (sem muita gordura, sem molhos). A melhor opção é arroz, feijão, carne magra (peito de frango, patinho, filé mignon e peixes) e uma salada crua.
Intercale a bebida alcóolica com o consumo de água
Para lidar com o alto consumo de bebidas alcoólicas nessa época do ano, é importante intercalar água e bebida alcoólica sempre, alerta Guilherme Berenhauser. Outras indicações são evitar, a todo custo, ficar em jejum.
“É muito necessário se alimentar antes do início da ingestão da bebida alcoólica e durante a ingestão, além de se hidratar muito bem o dia todo, ao longo do dia e da noite”, diz o especialista. “A hidratação é fundamental para que, ao finalizar o carnaval, o folião esteja bem.”
Já para a famosa ressaca, o mais importante é se hidratar após a desidratação que o álcool promove. “Para uma hidratação mais rápida, a água de coco pode ser uma ótima escolha, além do uso também de isotônicos, que tem uma ótima concentração de carboidrato e de sais minerais que acabam sendo eliminados em excesso na urina e suor”, explica Phillipe.
Indianara ainda dá uma dica extra como colocar um grãozinho de sal rosa do Himalaia na garrafa de água, se tiver como levar. Ele ajuda a fortalecer a saúde do sistema digestivo.
Use protetor solar e roupas e acessórios adequados
Para quem estará em ambientes de bastante sol, os profissionais indicam que se use e abuse do protetor solar. “Fator 60, 70. Para que eles forem mais branquinhos, usar o 90. Da cabeça aos pés, para evitar insolação”, indica Indianara.
Assessórios como chapéu, boné, óculos de sol e protetor labial são aliados que você deve ter em mente para curtir o dia de folia sob o Sol.
Para os que enfrentarão mudanças bruscas de temperatura, é necessário apostar nas peças coringas, levando roupas para encarar o frio também.
“É bom evitar transição de calor, então se você se molha na chuva, por exemplo, é bom quando ir para um ambiente mais quente, trocar a roupa molhada, para que o corpo não passe por muita transição de temperatura”, complementa a clínica geral.
Foque também em dormir
É possível, e mais do que necessário, dormir bem no Carnaval e se organizar para ter oito horas de sono. Segundo os especialistas, sem descanso adequado, os outros dias de folia ficarão comprometidos e você poderá enfrentar uma exaustão.
“Iniciarmos os dias com um descanso adequado, com boas noites de sono, que vão ajudar a revitalizar o corpo e a mente e também, durante a continuação da folia, sempre prestar atenção na necessidade de descansar”, ressalta Guilherme.
Use sempre preservativo
Além de evitar uma gravidez não planejada, a camisinha protege contra doenças sexualmente transmissíveis.
Elis Nogueira, ginecologista e obstetra, ressalta a importância de se dar atenção aos preservativos especificamente nessa época do ano, quando a folia também significa sexo para algumas pessoas.
“Um papo legal ou uma aparência saudável não significam que uma pessoa está livre de doenças, já que algumas delas não apresentam sintomas ou só apresentam em estágios mais avançados”, explica a profissional.
“Use preservativo em todas as relações e lembre-se que o contágio pode acontecer por via oral, vaginal e anal. A boca e a saliva transmitem vírus, fungos e bactérias, ou seja, através do beijo é possível contrair doenças como herpes labial, sapinho, mononucleose e sífilis”, afirma a especialista.
É preciso alguns cuidados no pós-Carnaval
Passada a folia, são necessários cuidados para o corpo voltar “ao eixo”. Para isso, Indianara Brandão explica que o foco deve estar em dormir adequadamente, tentar descansar o máximo que conseguir e tomar muita água.
“A água realmente é o que cura nesses casos. E voltar para a sua rotina habitual, voltar a comer direito, com alimentos focados em macronutrientes e proteína e carboidratos com melhor absorção. Na recuperação da folia, é bom evitar comer alimentos com glicose e carboidrato de rápida liberação, como chocolates e bolachas. Frutas ajudam bastante a voltar ao eixo e ainda são ótimas na ressaca”, finaliza a profissional.

 

Fonte CNN Brasil

Bahia
Comments (0)
Add Comment