Indústria da Bahia tem maior queda do país entre janeiro e fevereiro, diz IBGE
Foto: Freepik
A produção industrial da Bahia registrou o pior desempenho do país entre janeiro e fevereiro, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta segunda-feira (8). Mesmo com esse recuo, o estado ainda conseguiu fechar o primeiro bimestre do ano com crescimento.
De acordo com o IBGE, a indústria baiana caiu 1,5% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2024. Esse resultado interrompe duas altas seguidas e vai na contramão do cenário nacional, onde a produção subiu 1,5% no mesmo período. Entre os 18 estados analisados, a Bahia teve o nono pior resultado. Outros seis também tiveram queda, com destaque para o Rio Grande do Norte (-24,5%), Pernambuco (-21,3%) e Espírito Santo (-11,6%).
Mesmo com essa desaceleração em fevereiro, o setor industrial do estado mostra sinais de recuperação. No acumulado de janeiro e fevereiro, a Bahia teve crescimento de 1,6% em relação ao mesmo período de 2024. O desempenho supera levemente a média nacional, que ficou em 1,4%, e coloca o estado na quinta colocação entre os que registraram crescimento no bimestre.
Nos últimos 12 meses, a produção industrial baiana também avançou. O crescimento foi de 1,8%, mantendo uma sequência de dez resultados positivos seguidos. Ainda assim, o número está abaixo da média nacional (2,6%) e deixa a Bahia na nona posição entre os 18 estados pesquisados pelo IBGE.