Foto: Ulgo Oliveira – Ascom/Seinfra
Entre os dias 20 e 25 de junho a Polícia Rodoviária Federal (PFR) vai realizar a Operação Festejos Juninos. De acordo com a inspetora da PRF, Lívia Marcelino, neste período do ano a delegacia de Feira de Santana registra o maior fluxo de veículos, já que a cidade é passagem para diversos destinos tradicionais da região.
“Muita gente sai da cidade de Salvador e região metropolitana, buscando destinos na região norte do estado, a exemplo de Senhor do Bonfim, e Feira é uma passagem obrigatória. Somado a isso temos um aumento grande no fluxo daquelas pessoas que buscam a festa apenas no período noturno, que chamamos de bate e volta, então além do fluxo ser aumentado no início e no final no período junino, temos também o fluxo aumentado todos os dias durante a noite”, afirmou.
Segundo a inspetora, o fluxo diferenciado exige um planejamento maior para esse feriado, o que é feito com bastante tempo de antecedência, buscando organização em relação a horas extras e incremento de policiais de outras delegacias e também de equipamentos extras como radares e etilômetros.
Lívia também lembra dos cuidados que os motoristas devem ter ao pegar a estrada, não somente na semana do São João, mas também no período posterior, onde muitas cidades ainda têm comemoração com os festejos de São Pedro.
“Esse período junino a gente observa uma mobilidade diferente, com um volume de veículos muito maior e quando isso ocorre, muda também a velocidade que as pessoas exercem nas rodovias, já que com uma quantidade maior de veículos não se consegue desenvolver uma velocidade como a habitual. Isso exige do condutor uma atenção muito grande e uma necessidade maior de guardar uma distância de segurança para evitar engavetamos”, alertou.
A inspetora da PRF ainda lembrou da importância de revisar a mecânica do veículo e manter os pneus calibrados antes de pegar a estrada. Outro ponto de atenção é com relação ao consumo de bebida alcoólica, que não deve ocorrer caso a pessoa vá dirigir.
jornalista Iasmim Santos /A C